Implantação de um sistema de geolocalização de reses com objetivo de favorecer uma gestão pecuária baseada na utilização de TI, GNSS e Internet of things (Iot).
A implantação do sistema Iotboi, mediante dispositivos colocados nos animais, permite ao produtor saber onde fica, onde esteve cada um deles e o percurso realizado isso facilita um controle mais eficaz das áreas de pasto ou vigiar aquelas reses doentes ou prenhas. O estabelecimento de uma área ou perímetro virtual é uma das funções do sistema de alto valor logístico: se o dispositivo, que é portado pelo animal, ultrapassa a área definida, Iotboi emite um alerta que o produtor recebe no seu Pc, celular ou tablet. Em caso de roubo o sistema permite o seguimento da res na área da cobertura da rede.
O sistema IOTBOI posui uma versão adaptada do dispositivo Kyneo criado pelo nosso parceiro Geko Navsat, e que foi primeiro prêmio da Agência Europeia de Navegação por Satélite no ano 2016 . KYNEO é um dispositivo eletrônico miniaturizado de baixo custo ideal para nossa aplicação que permite medir, registrar e transmitir o movimento e posição dos animais na área determinada pelo usuario. |
![]() |
Características técnicas
- Rede de enlace: baseado no sistema SIGFOX. Se compõe de diversas Radio-bases, cada uma delas posui uma abrangência estimado entorno 10 – 31 km de cobertura segundo as características da região.
- Dispositivo: Desenhado pela Geko Navsat o dispositivo será de uma dimensão estimada de 4cm X 6cm X 2,4cm, a bateria fornece autonomia por um ano. Será colocado no animal de maneira que seja o mais despercebido possível e em uma parte na que o animal não consegue acessar.
- Interface de usuário: Aplicação disponível para o usuário mediante diferentes dispositivos (PC., tablet, smartphone) que permite conhecer a localização dos animais por meio de sua representação num mapa. A interfase terá outras funções adicionais para a gestão inteligente da fazenda, pensadas para futuras aplicações por meio de sensores acoplados ao dispositivo.
- Cerca Virtual: O sistema vai permitir delimitar uma área proposta pelo fazendeiro, chamada de cerca virtual, se a res a ultrapassa uma sinal de alerta será emitida para os dispositivos do usuário (PC, smartphone, Tablet). O sistema permite o rastreamento da res fora da área delimitada pelo usuário (fazendeiro) dentro da cobertura da rede emitindo um sinal que determina sua localização.
-
Objetivos do projeto
-
Objetivo Geral
Para desenvolver o projeto é preciso agrupar um número suficiente de conectividades para assegurar a viabilidade do mesmo, uma ampla rede de cobertura que abrange a toda a região assim como um baixo custo que seja acessível ao pequeno produtor, o verdadeiro público alvo desta iniciativa. Pelo tanto é necessário criar uma Comunidade de Fazendeiros comprometidos com o projeto que serão os principais beneficiários dos objetivos específicos aliás de custos reduzidos na utilização do sistema Iotboi.
-
Objetivos específicos
-
-
- Serviço ao cliente: oferecer soluções desde os pequenos aos grandes produtores de gado, para evitar o roubo de gado e a perda de benefícios e promover maior segurança.
- Melhorar a gestão da fazenda com o conseguinte aumento da produção.
- Gerar emprego direto e indireto.
- Obter crescimento empresarial.
- Criar um efeito dissuasor nos criminosos.
- Melhorar a qualidade de vida dos produtores e fazendeiros evitando deslocamentos desnecessários, podendo administrar e controlar o gado a distância .
- Promover um modelo de Smart Fazenda utilizando as tecnologias da informação, GPS e IOT.
-
O que é Smart Fazenda?
O conceito de Smart Fazenda é baseado na procura da sustentabilidade utilizando a ciência e a tecnologia na melhora da produtividade: ser mais eficientes cuidando os recursos disponíveis e produzindo com maior qualidade. Esta maneira de gestão tem a ver com todos os aspectos da tecnologia da agricultura, da conservação do água e o bem-estar dos animais, com a sustentabilidade e a conservação do hábitat.
A Smart Fazenda representa a aplicação das modernas tecnologias da informação na agricultura, liderando o que se conhece como a Terceira Revolução Verde. Seguindo os passos do cultivo de plantas e a revolução genética, esta Terceira Revolução Verde está tomando conta do mundo da agricultura baseada na aplicação combinada de soluções de Tecnologias de informação e comunicação junto a equipamentos de precisão, Internet das coisas (IoT), sensores e dispositivos atuadores.
O Internet das Coisas é um conceito que está se aplicando crescentemente no mundo e vai ser decisivo no setor da agricultura.
A gestão baseada em Smart Fazenda pode proveer grandes benefícios em termos meio-ambientais, por exemplo através do uso mais eficiente da água, tratamentos e insumos.
Para fazer parte da Comunidade de Fazendeiros preencha o formulário clicando aqui.